PUBLICAÇÕES | PUBLICATIONS


PRODUÇÃO ACADÊMICA

2017. Livro e Tese de doutoramento: Redes de Imagens, Memórias e Testemunhos: Por Documentação Performática dos Sabares. | Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. Editora Intermeios. Apoio Fapesp.

2017. Artigo de doutoramento:Technology, Devices and Politics: The modus operandi of society in the XXI century based on electronic devices. | Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. PUC-SP.

2015. Artigo de doutoramento: O procedimento de tradução na Cultura, na arte e sua condição antropofágica.< | Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. PUC-SP.

2014. Artigo de doutoramento: Tradução: uma estratégia que estrutura a criação artística | Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil.

2014. Artigo de doutoramento:Tecnologia, dispositivo e politica.| Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. PUC-SP.

2014.Artigo de doutoramento: O modus operandi na sociedade do século XXI e a origem da arte digital. | Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. PUC-SP.

2013. Artigo de doutoramento: Testemunho e memória: A fragilidade da potência documental. |Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. PUC-SP.

2012. Artigo de doutoramento: O Procedimento de tradução do real na arte e sua capacidade documental.| Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. PUC-SP.

2009. Dissertação de Mestrado: Bolhas Urbanas Vol. 1 Bolhas Urbanas Vol. 2 Images Book. | Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. Unicamp.


PUBLICAÇÕES AUTORAIS

Capítulos de Livros

2019. Capítulo de livro: Viva (Life Wheel). Sonia Guggisberg. In Proceedings of Artech2019,9th International Conference on Digital and Interactive Arts, 2 pages. Braga Portugal. https://doi.org/10.1145/3359852.3359932.

2019. Capítulo de livro: Testemunhos de passagem. Sonia Guggisberg. DATJournal Design Art and Technology, v. 4, n. 2 (2019). Editorial, p. 108-118. Disponível em: https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.151.

2019Capítulo de Livro: Refugee crisis and the reflection through art. | Sonia Guggisberg. pp. 233-239. Capa e Fotografia. Em Hatto Fischer/ Anna Arvanitaki (Org.). Greece: a modern odyssey. Selected Essays. Atenas, Grécia: Paperwall Media & Publishing Pvt Ltd, 2019.

2016. Capítulo de Livro: A Noção de Mobilidade x Imobilidade. | Sonia Guggisberg. Em Gilbertto Prado, Monica Tavares, Priscila Arantes (org.) Diálogos Transdisciplinares: Arte e Pesquisa. São Paulo – Brasil. ECA-USP.

2016Texto Autoral: “Art as an ecology of knowledge” | Sonia Guggisberg. Em Raphael Vella Artis-teacher in context: International Dialogues. Editora Sense Publishers. Rotterdam – The Netherlands. University of Malta.


Livro de Artista

2018. Livro de artista. (convidada) Contemplation Room: Library of Love, curadoria Sandra Cinto. Contemporary Arts Center em Cincinnati, EUA.


Entrevistas publicadas

2018. Entrevista e Premio WomanCineMakers: Women Cinemakers Meet: Art & Independet Cinema – Sonia Guggisberg. WomenCinemakers Biennale, Edição Especial. Publicação internacional, 25 páginas.

2018. Entrevista e Publicação internacional, VIP – VideoChannel Interview Project: The Refugee Film Collection Parte. Coleção New Museum of Networked Art

2015. Entrevista de Capa: Sonia Guggisberg. Revista Óttica Art. Edição nº06. Ano 1. São Paulo – Brasil.


Artigo de Opinião

2014. Artigo de Opinião: Planejamento urbano/humano | Sonia Guggisberg. São Paulo – Brasil. UOL Notícias.



PUBLICAÇÕES E CRÍTICAS DE OUTROS AUTORES

2018. Crítica de Arte: Jacques Leenhardt. Sonia Guggisberg, Redes de Imagens, Memórias e Testemunhos: por uma Documentação Performativa de Saberes. Critique d’art [En ligne], Toutes les notes de lecture en ligne, mis en ligne le 21 novembre 2018.

2018Crítica de Arte: Jacques Leenhardt. À propos du livre de Sonia Guggisberg sur le documentaire vidéo.  Artelogie [En ligne], 10 | 2017, mis en ligne le 05 avril 2017, consulté le 28 mai 2019.

2018. Crítica de Arte: Giulia Battaglia, Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3, Researcher in Anthropology of Visual/Art/Media Practices, Responsable scientifique du projet EHESS, “L’invention des formes de représentation à l’ère de la mondialisation” subventionné par la Fondation Daniel & Nina Carasso

2018. Catálogo e Crítica de Arte: Paula Alzugaray. A invenção da Praia. Ruínas do Cassino da Urca. Instituto Italiano de Design, Rio de Janeiro – Brasil.

2016. Crítica de Arte: Luciana Pareja. Na Linha de Frente. Revista Select, Edição 31, Migrações. Ano 5, página 86-91. 
Link Revista Completa


TEXTOS CRÍTICOS

2019. Crítica de Arte: Christine Greiner. Silêncio. São Paulo – SP.

2017. Crítica de Arte: Christine Greiner. Sobre lacunas, silêncios e escavações – Pistas para uma arqueologia da comunicação. São Paulo – SP.

2017. Dialogando com a Paisagem | Maria Teresa Santoro Dörrenberg

2016. Revista Select, “Na linha de frente”, Texto de Luciana Pareja.

2010. Imagens da realidade | Bernd Fichtner

2008. Horizonte Líquido | Paula Alzugaray

2007. Água para todos | por Juliana Monachesi

2007. Bolhas Urbanas | Carlos Camargo

2005. Blog Bienal_2005 | Camila Molina

2004. Amorfos | Taísa Palhares

2002. Dinâmica da Vida | Georgia Lobacheff

2000. Vidas Suspensas |Fabiana Werneck

1999. O Corpo das Dobras |Katia Canton